top of page
  • Foto do escritorNOS Escola

Compostagem: cuidando de si e do planeta!

Se da terra vem, para a terra deve voltar. Este é um dos lemas da compostagem, que tem como intuito transformar o material orgânico em adubo, nutrindo cultivos que retornam como alimento.



Foi observando a capacidade incrível das matérias orgânicas, como corpo de animais, de se decompor e tornar a terra mais fértil, que os homens começaram a utilizar-se da compostagem.


Algumas curiosidades sobre a compostagem:

A compostagem foi observada pelos chineses há cerca de 5 mil anos. Cleópatra (69 a 30 a.c.), provavelmente fã da compostagem: criou leis para proteger as minhocas e proibiu a exportação sua exportação, sob pena de morte. Os astecas (sec. XIV a XV) coletavam as fezes da população e a usavam como composto.

A compostagem envolve sustentabilidade, relação com os ciclos da terra e alimentação mais saudável. Participar deste processo, em que você alimenta o solo e depois se alimenta do que é produzido por ele, fornece uma conexão única com o processo orgânico. Também nos força a perceber a quantidade de resíduos não utilizados que geramos a cada refeição: o chamado desperdício. Falando em desperdício, a maior parte dos resíduos gerados pelos moradores das cidades é orgânico, sendo, na maioria das vezes, disposto em aterros sanitários e lixões. O lixo orgânico, quando vai para o aterro sanitário misturado ao lixo comum, libera metano, substância que contribui intensivamente com o efeito estufa. Além disso, o chorume não tratado, misturado a demais substâncias tóxicas, polui o solos e rios.

Por isso, a compostagem é um dos caminhos!



No Curso Rise to Shine temos uma aula específica sobre compostagem com o Lucas Chiabi, fundador do Ciclo Orgânico @cicloorganico. Na aula, Lucas promove sensibilização sobre a produção de resíduos, mostrando o caminho que o lixo faz depois que sai da nossa casa e como a compostagem pode ser feita mesmo em pequenos espaços, diminuindo drasticamente a quantidade de rejeitos lançados em aterros sanitários.

E para quem não tem possibilidade de fazer em casa, o Lucas disponibilizou um link para nossa rede amarela que mora na Zona Sul do Rio de Janeiro! Clicando no link abaixo você pode se inscrever e testar o serviço de assinatura do Ciclo Orgânico, com colaboradores que irão buscar os resíduos na sua casa e tratá-los em composteiras. Depois, ainda dá para adquirir o adubo vindo do seu próprio lixo - já pensou? - um excelente fortificante para plantas e jardim.


Maneiras de compostar


1 - Fazer uma composteira em casa: você terá adubo sólido e líquido para nutrir suas plantas. 2- Integrar um grupo de compostagem coletiva no seu prédio, rua ou bairro. 3- Entrar em contato com uma empresa de compostagem, que irá buscar o lixo orgânico na sua casa ou que possui um local para que você deixe o lixo orgânico.


Otimismo nos composteiros do futuro:

Segundo a Abralpe: a expectativa é que até 2040 o país passe a aproveitar mais de 13 mil toneladas de resíduos orgânicos por dia. O objetivo é sair do patamar atual de cerca de 1% de resíduos orgânicos reciclados para pelo menos 13,5% nos próximos 18 anos.

E se toda essa conversa te fez chegar a conclusão que gerar menos lixo é a solução, seguem algumas dicas para produzir menos lixo orgânico em casa:

  • Comprar menos e com maior frequência, já que armazenar alimentos conduz ao desperdício;

  • Utilizar receitas que prezem pelo aproveitamento integral dos alimentos;

  • Congelar ou transformar alimentos em fermentados.


 


Vamos começar a reaproveitar já?


Pare de jogar as cascas de banana fora e vem ver essa receita criada pela Domingas Mascarenhas @mingota para o dia da regeneração da Terra da escola Aprendizes @escola.aprendizes em Cascais.


Desfiado de casca de banana

Ingredientes:

  • 8 unidades de casca de banana

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

  • 1 colher de sopa de azeite

  • 1 unidade de cebola

  • 2 colheres de sopa de salsa picada

  • ¼ colher de chá de páprica picante

  • ¼ colher de chá de sal


Modo de fazer:

Retirar a pele interna das cascas, leve-as a um recipiente, cubra com água e adicione o vinagre. Deixe de molho por cerca de 15 minutos. Em uma frigideira, adicione o azeite e a cebola picada até dourar. Depois, adicione as cascas picadas e refogue até que estejam macias, por cerca de 10 minutos. Finalize com os temperos.


 

Ainda sobre compostagem...


A Anna Elisa de Castro participou da Semana da Compostagem, organizada pela Associação Brasileira de compostagem. A palestra abordou o tema "O que a compostagem tem a ver com alimentação saudável?



E você? Já faz compostagem? Está querendo começar?

Conta para a gente sua experiência com a compostagem que iremos adorar trocar!

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page